Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Quarta Colônia Geoparque UNESCO promove seminário sobre patrimônio histórico, cultura e desenvolvimento

Região celebra seus 150 anos em 2027 e dá início às comemorações

Publicação:

Doze autoridades em pé atrás de uma mesa com os logos  do Geoparque Quarta Colônia e Unesco
Autoridades da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana participaram do evento. - Foto: William Boessio / ASCOM SJCDH
Por William Boessio / ASCOM SJCDH

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e presidente da Comissão Oficial dos 150 anos da Imigração Italiana, Fabrício Peruchin, participou hoje (27/11) do Seminário Internacional Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores da Quarta Colônia Geoparque UNESCO, realizado em Restinga Sêca, na Região Central do Estado.

O evento, que se estende até sexta-feira (28/11), aborda a relação entre o patrimônio histórico-cultural da região da Quarta Colônia e o desenvolvimento sustentável, com palestras internacionais sobre o tema. O seminário também é considerado como a primeira atividade do Ciclo de Estudos dos 150 Anos de Imigração Italiana na Quarta Colônia Geoparque UNESCO, que se completam em 2027, considerando a primeira demarcação de lotes em Val de Buia, hoje parte de Silveira Martins, em 19 de maio de 1877.

“Posso dizer que esse é o maior evento de educação e cultura destas celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A Quarta Colônia merecia uma celebração deste tamanho, com a qualidade dos palestrantes que vieram da Itália, de Portugal, e daqueles que se dedicam a manter a cultura viva aqui na região central do Estado”, destacou Peruchin.

Secretário Fabrício Peruchin (esq.) e professora Maria Medianeira Padoin (dir.) introduziram conferência do professor Artur Sá (centro)
Secretário Fabrício Peruchin (esq.) e professora Maria Medianeira Padoin (dir.) introduziram conferência do professor Artur Sá - Foto: William Boessio / ASCOM SJCDH

O secretário Fabrício Peruchin esteve na mesa de abertura do evento ao lado do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch; do presidente da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, Artur Sá; e de autoridades da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana. Estiveram presentes a prefeita de Nova Palma e coordenadora do Geoparque Quarta Colônia, Jussemara Rossato; prefeito de Pinhal Grande e presidente do CONDESUS, Lucas Michelon; prefeito de Restinga Sêca, Norton Soares; Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin; Maria Medianeira Padoin, professora da UFSM e coordenadora do evento; Fouad Fabio Said, superintendente regional do Banrisul; e Simone Cancian Stieler; representante da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Faxinal do Soturno.

A conferência principal do evento foi proferida pelo geólogo português Artur Sá, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que ocupa a presidência da Rede Mundial Geoparques UNESCO desde setembro de 2025, e já ocupava o posto na Cátedra "Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis".

A mesa “Geoparques Mundiais da UNESCO e a Educação", contou com o geólogo italiano representante do Geoparque dos Alpes Apuanos, da região italiana da Toscana, Giuseppe Ottria, e a coordenadora do Geoparque Quarta Colônia e prefeita de Nova Palma, Jucemara Rossato. No painel “Os 150 anos de Imigração Italiana e a Quarta Colônia", palestraram as professoras Maria Medianeira Padoin e Cátia Dalmolin, da UFSM, e Maíra Vendrame, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A mesa que debateu “A Emigração e a sua Representação nos Museus Italianos de Gênova", ocorreu com a presença dos representantes do Museu Nacional da Emigração Italiana, de Gênova, na Itália: Pierangelo Campodonico, Giorgia Barzetti e Joice de Medeiros.

Público sentado aplaudindo evento
Evento é realizado até sexta-feira (28/11), no município de Restinga Sêca. - Foto: William Boessio / ASCOM SJCDH

Na sexta-feira (28/11), ocorrem as apresentações em forma de banners ou maquetes dos trabalhos de Educação Patrimonial desenvolvidos por alunos e professores das escolas dos nove municípios da Quarta Colônia, no centro de eventos de São João do Polêsine. Também serão apresentados resultados e produtos de professores da região, frutos de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

A promoção do evento é da Universidade Federal de Santa Maria, através do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural, em parceria com os programas de pós-graduação em Comunicação e o de Geografia. A UFSM é integrante da Comissão Estadual das Comemorações do Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos