Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

150 anos da imigração italiana no RS são homenageados na Assembleia Legislativa

Desde o início de 2025, o Estado organiza uma série de eventos em alusão ao marco histórico

Publicação:

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Huamnos, Fabrício Peruchin, representou o governador Eduardo Leite
O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Huamnos, Fabrício Peruchin, representou o governador Eduardo Leite - Foto: Priscila Saraiva/ ASCOM SJCDH

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e presidente da Comissão Oficial responsável pelos festejos dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, Fabrício Peruchin, representou o governador Eduardo Leite, nesta terça-feira (20/5), na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do RS, que homenageou o sesquicentenário. Neste mesmo dia, há 150 anos  em 20 de maio de 1875, chegaram ao Estado — em Nova Milano, atual distrito de Farroupilha — o primeiro grupo de imigrantes italianos. O movimento deu início a um grande ciclo migratório em direção ao RS.

“É um orgulho que transborda o meu peito fazer parte desta Comissão, neste ano tão especial para toda a comunidade italiana. Falar do sesquicentenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, é falar da formação da nossa identidade, da nossa cultura, da nossa economia, gastronomia, tradição, religião e costumes, mas sobretudo, é reviver a história da sociedade gaúcha”, disse Peruchin.

Desde o início do ano de 2025, o Governo do Estado coordena uma comissão, liderada por Peruchin, que é responsável pela organização dos festejos. Foi formulado um calendário estadual de eventos alusivos à data, em todas as regiões de colonização italiana, fortalecendo os laços de cooperação entre Brasil e Itália. Confira o site do sesquicentenário.

Diversas autoridades se reuniram para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no RS.
Diversas autoridades se reuniram para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no RS. - Foto: Priscila Saraiva/ ASCOM SJCDH

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual e proponente da Frente Parlamentar Brasil-Itália, Guilherme Pasin, que destacou a representatividade do sesquicentenário. “Essa não é apenas uma história, mas uma verdadeira epopéia. Uma saga humana que foi feita de dor, esperança e coragem, assim como tantas outras que compõem o mosaico ético do nosso Rio Grande do Sul. E ajudou a moldar a alma do nosso povo”, disse.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas, e o deputado estadual Guilherme Pasin entregaram uma placa em homenagem ao sesquicentenário da Imigração Italiana no RS ao Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso. Também houve uma apresentação musical típica italiana do Coro Massolin de Fiori.

Participaram do ato o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pepe Vargas; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; o desembargador Francesco Conti, representante do Tribunal de Justiça; o presidente do Tribunal de Contas do RS e ex-presidente da ALRS, Alexandre Postal; o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso; o prefeito de Garibaldi e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), representando os prefeitos, Sérgio Chesini; a presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (Comites/RS), Cristina Mioranza; a conselheira-geral dos Italianos no Exterior, Stephania Puton; o deputado emérito Celso Bernardi; a representante da Câmara de Porto Alegre, vereadora Mariana Lescano, entre outras autoridades e convidados.

Sobre a comissão
O governador Eduardo Leite estabeleceu uma Comissão Oficial para organizar os festejos estaduais que marcam esse processo migratório. Assim, o Decreto 57.558/2024 reúne diversas secretarias de Estado e convida instituições a refletir, debater e contribuir para a realização das ações e eventos ao longo de 2025. A marca oficial traz: “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul: Nossa história é feita de futuros”.

Acesse o site oficial da sesquicentenário.

Imigração italiana no RS
No ano de 2025, comemoram-se os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo marco será o dia 20 de maio, pois, em 1875, chegaram a Nova Milano, atual distrito de Farroupilha, os primeiros imigrantes italianos. O primeiro ciclo migratório ocorreu entre 1875 e 1914, trazendo para o Estado cerca de 84 mil pessoas, que deixaram a Lombardia, o Vêneto e o Tirol em busca de oportunidades e fugindo das tensões que culminaram na Primeira Guerra Mundial. O ápice da imigração foi entre 1884 e 1894, com a chegada de 60 mil italianos, que ajudaram a forjar o Estado.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos