Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Jovens do Programa de Oportunidades e Direitos participam do Gramado Summit

Publicação:

Jovens em frente da placa do Gramado Summit
Jovens representam os Centros da Juventude no evento. - Foto: Divulgação
Por ASCOM SJCDH

Os jovens do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) vencedores das ações sociais do South Summit Brasil 2024 receberam ingressos para visitar o Gramado Summit, que ocorre até está sexta-feira (12/4). Desde quarta (10/4), eles estão presentes no evento participando dos painéis que focam na inovação e no empreendedorismo.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (SEIDAPE), que possibilita a presença dos jovens no evento. Eles participaram das ações sociais: Poetry Slam, Tramas da Herança e da Horta Comunitária.

Um dos jovens presentes é Victor Martim, que foi o vencedor do Poetry Slam, ele compartilhou a importância de vivenciar a experiência que os painéis e as interações que o evento possibilita. “Está sendo muito positivo conhecer, estudar e ouvir cada palestra. É importante nos vermos nesses espaços e mostrar para os nossos jovens e periféricos que nós podemos alcançar esses lugares, se nos empenharmos, estudarmos e conhecermos os nossos direitos”, disse. “Além disso, agradeço muito ao Centro da Juventude de Viamão, por meio da SJCDH, por nos oportunizar essa possibilidade de estarmos aqui representando nossa comunidade”, concluiu.

A presença dos jovens do POD nos grandes eventos do Estado já é algo recorrente e que mostra a importância da política pública implementada. “A favela não é carência, ela é potência, e isso é o reconhecimento das ações de diversas Secretarias de Estado que resultam na participação dos jovens fora dos seus territórios”, disse o coordenador de Prevenção dos Centros da Juventude, Éderson Ferreira. “Ver a transformação na vida deles, por meio destas oportunidades, é algo extremamente gratificante”, afirmou.

Jovens posados em foto ao lado da Thelma Assis.
Os jovens conheceram a vencedora do Big Brother Brasil 2020, Thelma Assis.

Além dos já mencionados, participam do evento representando os CJs: Kimberlly Ferraz (projeto autoral Tramas de Herança), Junio Antunes (Horta Comunitária) e a coordenadora Geral do Centro da Juventude Viamão, Gabriele Von Groll Madeira Dias.

Sobre o Gramado Summit
O Gramado Summit 2024 acontece de 10 a 12 de abril, em Gramado, na Serra Gaúcha. O estande do governo do Estado traz uma série de painéis e palestras com foco na inovação e no empreendedorismo, buscando fomentar o ecossistema gaúcho de inovação.

Sobre o Programa de Oportunidades e Direitos (POD)
O POD é executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A partir de práticas de prevenção, atende à população de 15 a 24 anos que vive em territórios de vulnerabilidade social e com altos índices de violência. O atendimento acontece por meio dos Centros da Juventude, que estão localizados nos bairros da capital gaúcha (Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta) e nas cidades de Alvorada e Viamão.

Nesses espaços, os jovens têm acesso a atividades educacionais, como cursos profissionalizantes e de idiomas, além de reforço escolar. Eles também têm a possibilidade de serem encaminhados para o mercado de trabalho, participarem de eventos culturais/esportivos e receberem acompanhamento psicossocial para eles e suas famílias. Os centros buscam ser como uma segunda casa para quem os frequenta, promovendo acolhimento e autonomia para a juventude.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos